Sobre a

tentáculo 

Ela bailarina. Ele músico.

 

Em 2010, a então bailarina do Balé da Cidade de São Paulo e jovem criadora, Liliane de Grammont, é convocada pela diretora Lara Pinheiro para coreografar a peça Crônicas do Tempo, junto a colegas de elenco. O maestro e compositor Ed Côrtes também estava lá, convidado pela mesma direção, para compor a trilha sonora dessa criação coletiva. Ed, na tentativa de entender o que Liliane pensava – o que Liliane sentia sobre a obra – compõe uma textura sonora a partir dos desejos da coreógrafa que, depois, foram usados como impulsos para a coreografia. A música acabou resultando do processo de criação da dança, em um sistema mútuo de afetos. 

As premissas do Núcleo são simples ou complexas: criar dança e música de maneira participativa - a criação da coreografia interfere na da trilha sonora e o inverso. Fazer o público sentir. Formar público por meio de temáticas lúdicas e/ou concretas. Abrir espaço nas mentes e nos espaços. Estimular o pensamento crítico. Criar obras artísticas com integridade, baseadas em pesquisa afinada. Trazer à tona assuntos sociais e urgentes.

Missão e Valores

 

A Tentáculo Dança Escola tem como missão promover experiências em dança e formar artistas capazes de dialogar com a arte e o corpo de maneira consciente e abrangente. Nossos valores buscam uma dinâmica em que a psicologia do ser humano é levada em conta. Celebramos a singularidade de cada corpo, sua consciência e história para que juntos possamos construir um coletivo com potência para mudar o mundo.

O objetivo da escola é retribuir para você e seu filho, o que a dança proporciona de melhor: um ofício, um lugar seguro para estar, para se experimentar, para se enraizar no chão e ser capaz de ser quem você é.

Para isso, preparamos nossos alunos com bases técnicas da dança contemporânea, da educação somática, da dança clássica e da coreologia (estudo e análise do movimento). A partir desses pilares – que flutuam entre o indivíduo e o coletivo – construímos bases pedagógicas voltadas para  crianças, adolescentes e adultos.

Cia Tentáculo Jovem 

 

Sob a direção e orientação de Liliane de Grammont, a Cia Tentáculo Jovem é uma ponte para os jovens artistas do corpo entrarem em contato com propostas coreográficas diversas, com vivências cênicas e processos de criação. 

Por meio de rotinas próprias da vida profissional, este trabalho ajuda o aluno a pensar sobre seus próximos passos como bailarino e a experimentar o que realmente deseja com a dança.

É o espaço da Tentáculo Dança voltado especialmente para o amadurecimento artístico dos alunos que fazem parte do Programa Avançado de Formação.

Rua Ministro Ferreira Alves, 1035 – Pompéia – São Paulo

Telefone: (11) 3862-5052